GONORREIA: SINAIS, CONTáGIO E CURA – TUDO O QUE VOCê PRECISA SABER

Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – Tudo o que Você Precisa Saber

Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – Tudo o que Você Precisa Saber

Blog Article

A doença gonocócica é uma das DSTs de maior incidência em nível mundial, atingindo milhões de pessoas a cada ano. Provocada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode atingir indivíduos de ambos os sexos, e, se não tratada, pode resultar em complicações graves. A seguir, trataremos sobre os sinais mais comuns, modos de disseminação, diagnóstico e formas de cura da gonorreia.

Entendendo a Gonorreia

Essa IST é uma infecção bacteriana que atinge sobretudo as mucosas do trato reprodutivo, incluindo canal urinário, cérvix, canal anal e faringe. Embora tenha tratamento acessível, a não identificação inicial pode resultar em consequências graves.

Sinais e Sintomas da Gonorreia

Os sintomas da gonorreia podem variar de acordo com o sexo, e, em alguns casos, a infecção pode ser assintomática. Se houver sintomas, os indicadores típicos podem ser:

Nos Homens:

Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Sensação de queimação ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:

Secreção vaginal de aspecto incomum
Desconforto miccional
Sangramentos fora do período menstrual
Dor durante as relações sexuais
Sensação de peso na pelve
Complicações Possíveis:

A infecção pode comprometer a orofaringe, provocando irritação e desconforto, além de atingir os olhos e a região retal, desencadeando corrimento e prurido.

Modos de Contágio da Gonorreia

A maneira mais frequente de propagação ocorre por meio do contato sexual desprotegido, incluindo relações vaginais, anais e orais. Além disso, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, resultando em complicações para o recém-nascido, como infecção ocular grave.

Diagnóstico da Gonorreia

O diagnóstico da gonorreia pode ser confirmado com exames específicos, como:

Teste de urina: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Análise de material infectado: coleta de fluido corporal para identificar a obter mais informações presença da bactéria.
Exame de PCR: análise detalhada do material genético da bactéria.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

O tratamento envolve o uso de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Entretanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para evitar recorrências.

Report this page